Plantas para ambientes fechados [10 ótimas sugestões]
Hoje, o blog da Sacada Glass (Apartamento Show), traz incríveis sugestões de plantas para ambientes fechados. Aproveite as dicas e deixe seu apartamento ainda mais show.
As plantas e as flores dão um toque especial à decoração. Em ambientes fechados, fazem muita diferença. Os locais ficam mais vivos e agradáveis aos olhos. De certa forma, despertam a sensibilidade e ajudam a relaxar a mente. As plantas para ambientes fechados podem ser cultivadas em vasos, sozinhas, ou compor um minijardim interno. Tudo depende da disponibilidade de tempo para cuidá-las, afinal, mesmo vivendo bem em ambientes fechados, as plantas, como qualquer ser vivo, precisa receber cuidados básicos.
As plantas fazem muito bem a quem vive em apartamentos ou passa muito tempo em escritórios. O segredo é escolher o tipo de planta ideal para o ambiente e compatível com o ritmo de vida. Por exemplo, se você é uma pessoa que viaja muito, escolha plantas que podem passar alguns dias sem água e luz solar.
Veja 10 sugestões de plantas para ambientes fechados
#1 – Cactos e minicactos
São ótimas opções para ambientes fechados. Não precisam ser regados com frequência, basta observar se a superfície da terra está seca para, então, colocar água. Os cactos e minicactos não precisam ficar sob a luz solar. A iluminação interna é suficiente para mantê-los vivos.
#2 – Espada de São Jorge
É outro tipo de planta que vive bem em ambientes fechados por ser resistente. A rega pode ser feita a cada 15 dias e ela deve ficar em local protegido da insolação.
#3 – Licuala
Também é um tipo de palmeira ornamental, que pode ser cultivada em vaso ou compor o jardim vertical, em ambiente interno, com alguns tipos de orquídeas e bromélias. As folhas precisam ser borrifadas com água e a planta não deve receber a luz solar diretamente.
#4 – Lírios da paz
É uma planta linda, capaz de produzir flores mesmo quando vive em local sombreado. Aliás, ela não pode ficar sob o sol, porque as folhas não resistem, ficam logo queimadas e murcham. O lírio da paz precisa de claridade e solo úmido (não encharcado).
#5 – Orquídeas
São plantas que deixam o ambiente mais delicado quando florescem. Há variedades que vivem muito bem em locais com pouca iluminação, como as Cattylyeas e Phallaenopsis. Quando as flores caem, a planta entra em estado de dormência até a próxima florada.
#6 – Palmeira chamaedórea
É uma planta de cresce muito, podendo alcançar até dois metros de altura. Mas requer cuidados simples. Como ela precisa de umidade, é necessário regá-la frequentemente. Não precisa deixar o vaso em local próximo à entrada da luz do sol. Escolha um canto protegido dos raios ultravioletas e não esqueça de colocar água.
#7 – Pau d’água
É uma das plantas mais utilizadas na decoração de ambientes empresariais por ser resistente ao ar-condicionado e porque não precisa ficar exposta à luz solar. A manutenção também é simples: quando a terra estiver seca, é só regar. A folhagem é muito bonita, pois a linha amarelada no centro da folha contrasta perfeitamente com o verde.
#8 – Ráfis
É um tipo de palmeira muito usada na decoração de ambientes internos. A folhagem é similar às folhas do bambu, mas ela não cresce tanto assim. Por isso, pode viver muito bem em vasos, em locais fechados. Suporta tanto a iluminação natural como a artificial. Deve ser regada periodicamente, mas sem encharcar o vaso.
#9 – Rosa de pedra
Tem uma beleza ímpar. A forma é bem parecida com a rosa comum. Perfeita para decorar mesas. Esta planta não deve ficar exposta ao sol nem regas frequentes, pois ela armazena água no caule e nas folhas. Água em excesso acaba apodrecendo as raízes da rosa de pedra.
#10 – Zamioculca
É uma planta resistente e que não necessita de cuidados intensos. O sol, inclusive, pode queimar a folhas. Portanto, é um tipo apropriado para locais fechados, como apartamentos e escritórios.
Gostou dessas dicas sobre plantas para ambientes fechados?
Compartilhe e leia outros artigos no blog!
Um abraço! Time Sacada Glass/Apartamento Show