Dicas para uma boa convivência no condomínio
Viver em sociedade, às vezes, pode ser uma tarefa muito difícil. É claro, principalmente, quando se diz respeito à vida em condomínio e a convivência. Apesar de todas as facilidades, lazeres e comodidades que só um condomínio pode te oferecer, algumas regras são fundamentais. Estas são para manter a harmonia e a tranquilidade com os seus vizinhos.
É por isso que hoje, nós da Sacada Glass, preparamos algumas dicas cruciais para você seguir e viver bem com seus vizinhos de condomínio. Acompanhe!
Uso das áreas comuns
Uma das principais vantagens para quem opta por viver em condomínio é a opção das áreas comuns. Atrativas para os moradores, as áreas comuns possuem algumas normas. Além disso, também possuem horários de uso que precisam ser estabelecidos para que o sossego e a tranquilidade de todos não sejam prejudicados.
É por este motivo que os moradores que utilizam estas áreas de lazer precisam estar atentos às regras. Sendo assim, precisam tomar cuidados com a preservação das dependências que são um bem comum a todos.
Vagas de garagem
Um dos motivos que mais geram conflitos entre os moradores de um condomínio são as vagas de garagem. Não estacionar o carro na vaga do vizinho sem autorização, não ultrapassar o seu espaço por ter estacionado o carro de forma errada, não usar a garagem como depósito para entulhos, respeitar o limite de velocidade e não buzinar são algumas atitudes que os moradores precisam tomar bastante cuidado. Além disso, é preciso ter bom senso e respeito a todas as normas de garagem do condomínio.
Horário do silêncio
Conhecer as normas de silêncio do prédio e não fazer barulhos após o horário estabelecido é requisito fundamental. Com siso, você começa a ter uma uma boa convivência em condomínio. Apesar da legislação não determinar um horário fixo para a chamada lei do silêncio, muitas vezes o condomínio tem este horário estipulado em seu regulamento interno.
Se o condomínio não apresenta esse tipo de norma, vale levar em consideração o uso do bom senso para que todos evitem ao máximo barulhos durante horários muito cedo ou de madrugada. Esta mesma particularidade se aplica em caso de reformas, os condomínios devem ter acordado em seu regulamento interno os dias e horários em que será possível realizar.
Viu só como algumas dicas são fundamentais para você ter uma vida boa e uma convivência amigável em seu condomínio? Ao segui-las, você garante toda a tranquilidade que a vida em condomínio pode te oferecer.