Apartamento Show - Blog de Decoração

Você está realmente preparado? [Dicas de convivência em condomínios]

Equipe Sacada Glass
Condomínio, Organização
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Olá pessoal, como sempre estamos em busca das melhores dicas para você que mora em apartamentos/condomínios. Hoje vamos falar e dar algumas dicas sobre como podemos conviver melhor em condomínios.

Morar em condomínios reserva bons benefícios – não à toa, segurança, comodidade e principalmente conforto são características que brilham aos olhos de quem pensa em se mudar para um.

Mas para que morar em condomínios seja realmente uma experiência positiva e agradável, é preciso atentar para algumas dicas de convivência. Se bem seguidas por todos, o ambiente se tornará muito mais harmonioso. Confira a seguir algumas delas.

1. Já conhece o regulamento do local?

Novos moradores devem se informar sobre as principais “normas” do ambiente: como horários para a realização de mudanças, principais regras de convivência, horário de silêncio e outros. E o mesmo serve também para as regras gerais: horário de funcionamento do salão ou churrasqueira, barulho, utilização dos ambientes de lazer e estacionamento, segurança, convivência de animais de estimação e outros.

2. Respeite o horário de silêncio

Respeitar os horários de silêncio é uma regra básica para a boa convivência em condomínios. Sendo assim, se o local estipula que entre as 23h e 07h não deve haver barulhos, tenha a consciência de que fazer um churrasco entre amigos não será possível – afinal, sempre tem alguém que extrapola, não é mesmo?

3. E os animais de estimação?

Os animais de estimação – com destaque para gatos e cachorros – são permitidos em condomínios. Porém, o dono precisa se responsabilizar pelo mesmo, de modo que ele não venha a perturbar o descanso/sossego dos outros moradores. Algumas dicas são: não deixar o animal sozinho por longos períodos, limpar suas sujeiras o quanto antes (quando forem realizadas nas dependências do local) e usar a guia quando estiver com ele em áreas de convivência.

4. Conheça e respeite as regras referentes aos espaços comuns de lazer

Ter uma academia, uma quadra de esportes, piscina, churrasqueira e salão de festas tão próximo de casa é um dos grandes atrativos de quem opta por viver em condomínios. Mas a má convivência nestes espaços pode acabar com sua diversão. Por isso, respeite sempre os horários e demais regras (como de higiene ou utilização em geral) para que o sossego de ninguém seja atrapalhado.

5. Esteja presente nas reuniões/assembleias

Essa é a melhor forma de estar por dentro do que está acontecendo no ambiente em que você vive. Marcando presença, você elimina qualquer dúvida sobre melhorias ou possíveis reajustes.

6. E os filhos?

Os pais, obviamente, também se responsabilizam pelas atitudes de seus filhos crianças e jovens nas dependências do condomínio. Estabelecer limites e fazer com que eles conheçam (e respeitem) as regras dos locais de uso comum são atitudes fundamentais.

7. Respeito aos funcionários

Muitos são os indivíduos que, quando começam a viver em condomínios, acreditam que os funcionários do local também são ‘seus’, pedindo que retirem o lixo da frente de sua residência ou que limpem alguma coisa particular – o que é um grande erro.

Os funcionários do condomínio devem prezar pelo seu bem-estar nas áreas de comum convivência, mas jamais dentro da sua casa ou garagem, por exemplo. Por isso, trate-os sempre com cautela e respeito.



Instagram Sacada Glass

No images found!
Try some other hashtag or username
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×