Saiba os cuidados básicos para ter com a sua mini horta
Local
Use sua criatividade na hora de escolher um lugar no apê para a sua horta. É importante que ele receba luz solar em pelo menos um período do dia e pouco vento. Janela, bancada da cozinha ou mesmo um cantinho na varanda são boas opções
A terra ideal
A escolha da terra é uma etapa importante, porque ela precisa garantir os nutrientes necessários para as plantinhas da sua horta. Você pode comprar a terra já adubada por exemplo ou uma versão crua e enriquecê-la com adubos orgânicos, como húmus de minhoca.
Cuidados diários
Ter uma horta em casa exige cuidados diários, como checar a água, por exemplo e iluminação das plantas. Por isso, pesquise todas as informações necessárias para cuidar direitinho de suas hortaliças. E fique de olho na sua plantinha: se ela estiver murchando, pode ser sinal de pouca água. Se estiver apodrecendo, pode ser excesso de água ou pouco sol.
Ferramentas de jardinagem para facilitar o plantio
Luvas: para não sujar as mãos e facilitar o manuseio da terra.
Pazinha pequena: para remover a terra e passar da embalagem para o vaso.
Vasos: se a planta for ficar direto no sol, prefira os vasos de barro, que não esquentam tanto com o calor, ao contrário dos vasos de plástico.
Argila, pedriscos ou brita: esses itens vão dentro do vaso e facilitam o escoamento de água depois da rega. Eles impedem que a terra fique encharcada e apodreça as raízes e/ou proliferam fungos na sua planta.
Manta de drenagem: é um tecido utilizado para que a terra não entupa os furos dos vasos ou mesmo escoe por eles, por exemplo. Você pode usar redinhas de fruta ou filtros de café no lugar.
Terra vegetal adubada ou terra crua acrescida de húmus de minhoca: são terras orgânicas e que trazem nutrientes para garantir que as plantas da sua hortinha fiquem sempre saudáveis.